quinta-feira, 10 de março de 2011

Quer emagrecer? Imagine que está comendo.

Um grupo de cientistas da Universidade Carnegie Mellon descobriu que ante o desejo de comer chocolate e doces, a ação  de se imaginar ingerindo grandes quantidades destes produtos pode ser suficiente para acalmar o apetite, segundo publicado pela revista Science.

Em uma série de experimentos, os pesquisadores comprovaram que se uma pessoa imagina um bombom de chocolate ou uma fatia de queijo e visualiza degustando cada bocado, mastigando e engolindo, normalmente come menos quando, a seguir, lhe oferecem o alimento real.

O efeito é explicado pelo fenômeno da habituação, que faz com que enquanto para a maioria das pessoas a primeira porção de cada alimento é o melhor, à medida que seguimos ingerindo o alimento a cada porção resulta menos atraente que o anterior.

A doutora
Carey Morewedgee seus colegas comprovaram que a imaginação pode ser suficiente para que uma pessoa se habitue aos alimentos e, portanto, para que à hora de consumi-los de verdade já não tenham o mesmo interesse. Uma estratégia interessante a ter em conta para aqueles que tentam perder peso.

- "Até certo ponto, a mera imaginação de uma experiência é um substituto da experiência real. A diferença entre imaginar e experimentar pode ser menor do que se supunha", sublinha Joachim Vosgerau, coautor do estudo.


Fonte de pesquisa: http://www.portaldascuriosidades.com/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário