quinta-feira, 10 de março de 2011

Que peso uma pessoa deveria ter para deter uma bala com sua barriga?

Imagem típica dos desenhos animados: o vilão tem uma barriga tão grande que as balas rebatem nela. Até que ponto este recurso "quadrinhesco" é inverossímil? Será que poderia existir uma pessoa tão obesa que pudesse sobreviver aos disparos de uma pistola, isto é, detendo o projétil antes de que chegasse aos órgãos vitais?


Para saber o dano produzido uma bala devemos medir duas coisas: a profundidade de penetração e a quantidade dos danos tissulares por centímetro da dita penetração.

Uma bala comum, isto é, uma bala de pistola 9 milímetros, é capaz de penetrar 60 centímetros na carne humana, originando uma média de um centímetro cúbico de lesão por centímetro de penetração. Isto ocorre sempre que a bala não seja bloqueada por algum osso, claro, algo que ocorre com frequência.

No entanto, esta penetração não é aplicável à gordura, que é aproximadamente um 10 % mais macia e menos densa que o músculo. Mas para simplificar as coisas, vamos imaginar que a gordura da barriga é como qualquer outra parte do corpo. E que considerando uma certa distância do disparo da pistola, reduzimos a capacidade de penetração a 30 centímetros. Então o sujeito capaz de deter balas deveria pesar nada menos que 650 kg, se atendemos os seguintes cálculos:

Existem várias fórmulas para calcular a área superficial do corpo. Utilizando a fórmula de Mosteller, que considera que a área da superfície corporal de um indivíduo em metros quadrados é igual a raiz quadrada do produto de sua altura em centímetros e seu peso em quilos, dividido por 60.

No caso de um homem de 175 centímetros de altura e 75 kg de3 peso, isto nos dá uma área de superfície corporal de 1,91 metros quadrados. De modo que para cobrir essa área com uma camada de gordura de 30 centímetro de espessura e de uma densidade de uma grama por centímetro cúbico, precisaríamos de pelo menos 573 kg. Se acrescentarmos a isso o peso do corpo, chegamos à conclusão de que o indivíduo a prova de balas característico pesaria 650 kg.


Fonte: does Anything eat wasps? / MDIG

Fonte de pesquisa: http://www.portaldascuriosidades.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário