É uma das curiosidades que todos querem saber, como um objeto tão pesado pode voar?
Para fazer um
avião voar, a primeira coisa é
superar a resistência do ar. Para isso, o avião precisa ser impulsionado por hélices, foguetes ou turbinas, que executam duas ações: primeiro, sugam o ar para dentro com uma grande hélice, como um grande exaustor.
Depois de
puxar o ar, as turbinas jogam esse ar pro outro lado, comprimido e acelerado por várias hélices pequenas. O ar comprimido e acelerado gera uma
pressão em sentido contrário, que “lança” o avião pra frente fazendo-o vencer a resistência do ar.
Vencida a
resistência do ar, é hora de vencer o peso de
centenas de
toneladas que mantém o avião no solo. Quem faz isso são as asas, especialmente projetadas para criar um poderoso
empuxo (força que
empurra o avião para cima).
A asa mais usada em aviões tem a parte de cima curva e a da
baixo reta. Esse tipo de
asa induz uma diferença de velocidade na passagem do ar: o ar de cima passa mais rápido, porque percorre um caminho maior no mesmo tempo que o ar de baixo, que passa mais devagar.
A diferença de velocidade nessa
passagem de ar faz com que a pressão na parte superior da asa seja menor que a de baixo. Com isso, a força do peso (em direção ao solo) fica menor que a força de empuxo (para cima). E o
avião voa!
Para que o
piloto possa controlar o
ângulo de altura ou descida e controlar a velocidade do avião, as asas tem pás móveis chamadas flaps, que alteram a direção da passagem do ar, mudando a diferença de pressão na asa e, sendo assim geram o
empuxo do avião
Por fim, o avião não
perde o controle graças à asa que fica em pé na parte traseira, o estabilizador vertical. Ele mantém o avião em linha reta. O estabilizador também tem um flap, chamado de leme, que é movimentado sempre que o piloto quer tornar a aeronave para a esquerda ou para a direita.
Fonte de pesquisa: http://www.vocesabia.net/
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