sábado, 20 de agosto de 2011

Pôneis Malditos!



ponei
A Marca de Automóveis Nissan lançou  Pôneis Malditos é um novo comercial. Independente de ser bom ou ruim, aparentemente virou sensação entre as pessoas, que já colocou o termo “Pôneis Malditos” nos trending topics mundiais do Twitter. Fazia tempo que eu não ouvia um jingle tão grudento.
– “Pôneis malditos, pôneis malditos, venha com a gente atolaaaaar!”
Parabéns à Lew Lara\TBWA, agência que criou essa campanha criativa e bem humorada. A grande maldição da campanha é ficar com a música grudada na cabeça. Era só o que faltava: eu ficar cantando essa musica durante uns dias.
Versão para internet tem ameaça de pônei rosa
Menos doce que o pônei da propaganda na TV, o cavalinho rosa do vídeo na internet transforma-se em uma figura demoníaca para ameaçar o internauta. Aquele que não indicar o vídeo, não conseguirá tirar o hit da cabeça. Por vias das dúvidas, veja lá:

Fonte de pesquisa: http://www.vocesabia.net/humor/poneis-malditos/

O Que Significa a Palavra SPA?

sp
Todo mundo fala em SPA. Está até passando uma novela na TV, na qual existe um SPA que é palco das mais engraçadas peripécias das personagens. É SPA pra lá, SPA pra cá, mas… Você já parou para pensar no que significa esta palavra? Ou melhor, no que significam estas três letras? Bem, existem duas versões. Vamos falar de ambas.
Primeira versão: uma viagem no tempo
Para falar desta primeira versão, temos que voltar no tempo e nos deslocar no espaço. Voltemos aos tempos de Cristo e vamos até Roma, para ver como andam as coisas por lá. Eles falam Latim, uma língua que, hoje, quase ninguém conhece e que só é usada em poucas cerimônias da igreja católica. No entanto, a língua que falamos, o Português, veio do Latim que era falado especificamente numa certa região chamada Lácio. Existe, inclusive, uma poesia de Olavo Bilac, exaltando a beleza do nosso idioma, cujo primeiro verso é Última flor do Lácio, inculta e bela Inculta porque o Português não se originou do Latim clássico, falado pelos eruditos romanos, mas sim do Latim vulgar, falado pelo povão de Roma. Humilhante? Que nada, é apenas um fato histórico. As outras línguas também não têm origens lá tão nobres. O Francês, o Espanhol, o Romeno e o Italiano, por exemplo, vieram da mesma raiz que o nosso bom e velho Português – o Latim do povão romano.
Fim do mistério?

Mas isso já é outra história; vamos voltar ao SPA, nosso assunto principal. Percorrendo as ruas desta Roma antiga, observamos diversas construções monumentais: o Fórum, o Coliseu, teatros, templos religiosos e, em lugar de destaque, as Termas (do Latim “thermas” = calor). Termas são fontes de água quente, abundantes em Roma, ainda hoje. Estas fontes são rodeadas por construções imponentes, cheias de arcadas, colunas, esculturas, plantas ornamentais e abastecem grandes piscinas. Os aristocratas romanos, chamados de patrícios, adoram vir se banhar nas águas mornas das Termas, que, segundo dizem, relaxam os músculos, favorecem a circulação do sangue e até curam muitas doenças, como o reumatismo, a asma, a sinusite e outras. E, vejam só, ali, no frontispício da construção está gravada uma frase, claro, em Latim: SANITAS PER ACQUA. Tradução? “Saúde pela Água”. Observem as iniciais desta frase e, segundo essa versão histórica, o mistério está esclarecido: SANITAS PER ACQUA…
1
Ruínas das Termas de Caracala – nome de um dos imperadores romanos.
2






















Pintura representando os banhos nas Termas de Caracala.
Segunda versão: menos romantismo

A segunda versão desta história é bem menos romântica e mais atual. Existe uma cidade na Bélgica chamada Spa. Os leitores provavelmente já ouviram falar dela, por causa da Fórmula 1. Nesta modalidade do automobilismo existe o Grande Prêmio da Bélgica, do qual faz parte a prova denominada de Circuito de Spa-Francorchamps, que acontece precisamente nessa cidade. A cidade de Spa é bem conhecida, não só por causa do automobilismo, mas também pelas suas termas (que já vimos que são fontes naturais de águas quentes). As termas de Spa são famosas desde os tempos da Roma antiga, da qual nos ocupamos anteriormente. Os romanos as chamavam de Acquae Spadanae – palavra que talvez tenha a ver com o verbo latino spargere (“espargir” em Português). As fontes termais de Spa já eram procuradas por milhares de pessoas no século XIV, época em se celebrizaram pelas suas propriedades curativas. Eram então chamadas de Espa – que significa “fonte”, em valão (língua românica falada na Bélgica e na França).
3
Vista geral do Circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Moral da história

Pois então, aí estão as duas versões a respeito da origem da palavra SPA. Qual das duas é a verdadeira? Ninguém sabe ao certo. Quem tem temperamento romântico, certamente preferirá acreditar na primeira e, quem tem espírito mais pragmático, optará pela segunda. Você decide.

Fonte de pesquisa: http://www.vocesabia.net/curiosidades/o-que-significa-a-palavra-spa/

Os 5 animais mais inteligentes do planeta !

elefante
Inteligência
Dizem que, nós, seres humanos, somos os mais inteligentes do reino animal – se bem que, levando em consideração as intermináveis guerras, os danos causados ao planeta e a violência de modo geral, essa afirmação possa ser bastante questionada. Mas, além de nós, os chimpanzés, gorilas, orangotangos e outros primatas têm também cérebros já bastante sofisticados e praticam ações que demonstram um grau de inteligência bastante elevado. E fora os primatas, outras espécies parecem ser também bastante desenvolvidas. A lista é surpreendente:
1. O porco
Provavelmente você está surpreso, mas é isto mesmo: entre os animais domesticados pelo Homem, o porco é o mais inteligente do planeta. Por incrível que pareça, as pesquisas comprovam que as habilidades do porco chegam a superar as dos cachorros e gatos. Eles entendem como funciona um espelho, por exemplo. Numa experiência realizada há alguns anos, alguns porcos foram treinados para movimentar um cursor com os focinhos, numa tela de vídeo, e a diferençar imagens que já tinham visto, de outras que estavam vendo pela primeira vez. Eles foram mais bem sucedidos do que chimpanzés.
2. O polvo
Você se lembra daquele polvo, o “Paul”, do Aquário Marinho (Sea Life Centre) de Oberhausen, na Alemanha? Aquele que fez sucesso durante a Copa do Mundo, na África do Sul, acertando muitos resultados de jogos? Pois bem, está provado que, da mesma forma que os porcos são os animais mais espertos entre as espécies domesticadas, os polvos são os mais inteligentes entre os invertebrados. Testes com labirintos e resolução de problemas provaram que esses octópodes possuem memórias de fatos recentes e remotos. Eles conseguem abrir frascos, apertar parafusos e até pegar um sanduíche dentro de uma cesta. São os únicos invertebrados que são capazes de usar ferramentas. Alguns foram vistos pegando cascas de coco e transformando-as em abrigos.
3. O corvo
“Nevermore!” (“Nunca mais!”) dizia essa ave, no poema “The Raven” (“O Corvo”), de Edgar Allan Pöe. Sim, o corvo é capaz de imitar o som de algumas palavras, como o papagaio. Em diversas lendas, o corvo aparece como um trapaceiro ou portador de maus presságios, mas, na realidade, eles são bastante inteligentes. Como os polvos, eles são capazes de usar ferramentas simples, armazenar alimentos para o inverno e memorizar experiências para uso em circunstâncias futuras. Um deles foi observado usando a folha dura de uma árvore, como se fosse uma faca, para fazer nozes caírem numa rua movimentada e serem esmagadas pelas rodas dos automóveis, para que eles pudessem comer as sementes. Notável, não? Eles também podem reconhecer pessoas e lembrar-se dos seus rostos durante anos.
4. Os golfinhos
Estes, com toda certeza, são um dos animais mais inteligentes de toda a espécie animal. Parece até que eles têm uma linguagem própria e, através dela, se comunicam entre si. Cientistas fizeram diversas tentativas para decifrar essa linguagem, mas, até agora, não obtiveram sucesso. Quem já viu esses cetáceos se exibindo em aquários, sabe que eles são capazes de obedecer a inúmeros comandos dos seus treinadores. Há alguns anos, pescadores viram golfinhos arrancando pedaços de esponjas do mar e envolvendo seus narizes com eles, para evitar escoriações.
5. Os elefantes
Esses paquidermes extremamente inteligentes vivem em sociedades complexas, nas quais prevalece uma hierarquia e demonstram solidariedade com outros animais. As fêmeas, quando grávidas, reconhecem e comem certo tipo de erva que induz o parto. Usam ferramentas para diversas finalidades. Certa vez, um grupo de elefantes foi visto atirando pedras com as trombas em cercas eletrificadas para cortar a corrente. Por ocasião da morte de um membro do grupo, seguem rigorosos e complicados rituais fúnebres e costumam visitar os túmulos dos falecidos.
Inteligência & Instrução
Entre nós, humanos, é preciso fazer uma distinção entre a verdadeira inteligência e o simples raciocínio (instrução, memória, cultura ou erudição). Existem intelectuais estúpidos e analfabetos geniais e a recíproca é verdadeira. Inteligência é uma questão de sensibilidade de espírito e isso não se aprende na escola.

Fonte de pesquisa: http://www.vocesabia.net/animais/os-5-animais-mais-inteligentes-do-planeta/

Por que não lembramos de quando éramos bebês?

bebe
É consenso entre os especialistas que os primeiros anos de vida são fundamentais na formação de cada indivíduo, mas apesar da importância que eles têm, não é possível lembrar do que vivemos antes de completar 30 meses, ou dois anos e meio de idade. Ainda que as experiências vividas na primeira infância possam resultar em traumas ou em associações afetivas que duram pelo resto da vida, ninguém é capaz de identificar lembranças de quando era bebê.
De acordo com André Frazão, coordenador do laboratório de cognição do Instituto de Biociências da USP, existem diversas causas para o esquecimento dos primeiros anos. O fenômeno chamado de amnésia infantil se deve, principalmente, às constantes mudanças estruturais que ocorrem no cérebro das crianças. Nos primeiros anos de vida, o sistema nervoso central ainda não está totalmente desenvolvido. “Nascemos com um encéfalo que tem cerca da metade do tamanho que terá no adulto, isso significa que a estrutura vai mudar, vão aparecer novas células e novas conexões neuronais”, diz Frazão.
Mas o encéfalo ainda pouco desenvolvido não significa que os conhecimentos a respeito do mundo não sejam registrados, apenas que eles são arquivados de outra forma, em outro contexto e com outras referências, transformando-se em uma informação que não podemos mais acessar quando adquirimos a linguagem e interpretamos o mundo com outros métodos. Mas as memórias dos primeiros meses continuam nos influenciando inconscientemente na vida adulta. “Por exemplo, o dia que a sua mãe lhe deu um cachorro com um ano de idade e você amou: aquele evento você não consegue identificar, mas as consequências afetivas de criar um vínculo com o cachorro são importantes nos próximos vínculos que você cria na vida”, explica o especialista.
Frazão ainda ressalta que a amnésia infantil se refere à memória declarativa, a memória que utilizamos para relatar eventos ou para “reviver” situações. Mas aprendizados como andar e falar são outro tipo de memória, que não se perde com a idade. E mesmo eventos não identificáveis pontualmente transformam a criança, já que “a construção da vida é uma linha”, na qual os primeiros acontecimentos têm relação com os posteriores, diz o pesquisador.

Fonte de pesquisa: http://www.vocesabia.net/curiosidades/por-que-nao-lembramos-de-quando-eramos-bebes/

Você sabe qual é o nome do passarinho do Twitter ?


Você, provavelmente, utiliza o Twitter no seu dia a dia. Mas já parou para pensar qual é o nome do passarinho azul? O famoso mascote do microblogging se chama Larry, um nome bastante comum.
Quem conseguiu descobrir esse mistério foi o All Twitter, resgatando um tuíte da própria conta oficial do microblog, revelando o nome do passarinho.

De acordo com o site, a possível influência para o nome do pássaro é Larry Bird, um dos maiores jogadores de basquete do Boston Celtics. O co-fundador do Twitter, Biz Stone, fã do esporte, nasceu e foi criado na cidade.


Fonte de pesquisa: http://www.vocesabia.net/curiosidades/voce-sabe-qual-o-nome-do-passarinho-do-twitter/

Curiosidades sobre a Gagueira !


Ga-ga-gaaa-gueira Na-não Te-tem Gra-graaa-graça Ne-ne-nenhuma!…
Um sujeito se inscreveu num teste para locutor de rádio. O examinador pergunta: Seu nome? O candidato responde: Jo-jo-ão da-da Sa-Sa-Silva Sa-Santos… Surpreso, o examinador diz: Ora essa, meu caro, como é que você quer ser locutor, se é gago? Meio encabulado, o sujeito responde: Não, eu não sou gago coisa nenhuma. Gago era meu pai, que deu meu nome no cartório, e imbecil foi o tabelião que registrou meu nome assim…
O nome científico da gagueira é disfemia. Pode ser engraçado ouvir um gago falar, mas, para quem sofre deste mal, a coisa não tem graça nenhuma.
Causas
A disfemia é um distúrbio da fala que começa na infância e cuja causa ainda é muito discutida nos meios científicos, sem que se chegue a uma conclusão definitiva. Sabe-se apenas que o problema é influenciado por diversos fatores. Entre eles está, em primeiro lugar, o histórico familiar, porque a gagueira pode ser herdada. Estresse, sustos, medos e outros problemas emocionais também contam. Estes fatores podem até não ser a causa direta da gagueira, mas, sem dúvida, contribuem para o aparecimento dos sintomas. Outro fator precipitador pode ser a excessiva exigência dos pais para que a criança pronuncie corretamente as palavras.
Tipos de gagueira
Existem ainda outros tipos de gagueira, chamados de “gagueiras adquiridas”, que começam depois da infância e têm causas bem conhecidas. São a “gagueira neurogênica” originada por um traumatismo craniano, por acidente vascular-cerebral (AVC), doenças do SNC (Sistema Nervoso Central), tumor cerebral, disfunção cerebral provocada pelo uso de drogas. Outro tipo é a “gagueira psicogênica”, provocada por traumas emocionais violentos e que pode surgir associada a um quadro psiquiátrico. Um terceiro tipo é a “gagueira farmacogênica”, causada por medicamentos psicofarmacogênicos, anticonvulsivos e broncodilatadores.
Tratamento
Basicamente, o tratamento deve ficar a cargo de um fonoaudiólogo. Convém lembrar, porém, que nem todo fonoaudiólogo está capacitado para isso. Acontece que, em muitos casos, o tratamento fonoaudiológico não basta para satisfazer as necessidades de um paciente – são necessárias a assistência médica e farmacológica, principalmente nos casos de pacientes adultos.
Ultimamente verifica-se uma mobilização mundial com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os preconceitos e a discriminação que sofrem as pessoas portadoras de gagueira. Como forma de ajudar neste processo, o dia 22 de outubro foi escolhido como Dia Internacional de Atenção à Gagueira (DIAG), criado em 1998 pela International Fluency Association (IFA – Associação Internacional de Fluência) e pela International Stuttering Association (ISA – Associação Internacional de Gagueira)

Fonte de pesquisa: http://www.vocesabia.net/saude/curiosidades-sobre-a-gagueira/

Quanto frio podemos Suportar? E Calor ?


Uma aventura no deserto ou uma expedição no polo sul pode levar o corpo ao extremo. Tanto
frio quanto calor são capazes de matar. O anesteseologista Alexandre Slullitel afirma que cada organismo tem um comportamento individual muito diferente, por isso, é difícil precisar a temperatura máxima ou mínima que podemos suportar. O que pode ser determinante, mais do que a temperatura em si, é o tempo de exposição. “Tudo depende da intensidade, da variação de temperatura e do tempo em que o organismo é exposto”, alerta o especialista. Os principais sintomas de quem está sofrendo hipertermia (excesso de temperatura corporal) são suor, desidratação, boca seca, pele flácida e a consequente parada do funcionamento dos órgãos. Já na situação contrária, na hipotermia, as primeiras reações do corpo são tremor e contração muscular.
No livro A Vida no Limite – A Ciência da Sobrevivência, a fisiologista inglesa Frances M. Aschcroft afirma que, em um ar parado de -29º C, há pouco perigo para uma pessoa adequadamente vestida. Se o vento for de meros 16 km/h, porém, a sensação térmica cai para o equivalente a -44º C e a pele congela em menos de um ou dois minutos. Já no calor, se a temperatura basal – temperatura dos tecidos do corpo e do abdômen – passar dos 42º C ocorrerá morte por insolação. No livro, há o registro de um homem que suportou 15 minutos a uma temperatura de 105º C!

Fonte de pesquisa: http://www.vocesabia.net/ciencia/quanto-frio-podemos-suportar-e-calor/

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Maquiagem - Curiosidades !


Um dos mercados mais valorizados em todo mundo é a indústria de maquiagem. Neste ramo se encontra uma grande variedade de produtos. Elas usadas para diversas finalidades: no campo artístico (no teatro, no cinema e pelos artistas da televisão), para festas e no dia a dia.
maquiagem











maquiagem já era utilizada desde a antiguidade, no Egito principalmente, onde a elite usava tintas a base de pó de khol. As viagens comerciais, conhecidas como caravanas, levaram as maquiagens do oriente ao mundo grego e posteriormente ao romano. Onde Poppæa Sabina (traduzido para português como Popeia Sabina) popularizou e a tornou moda. Entretanto no mundo antigo, os produtos químicos que compunham as maquiagens eram demasiadamente tóxicos (causando rápido envelhecimento da pele dos seus usuários e morte por envenenamento), e ela sumiu por um tempo da história ocidental, principalmente na idade média, onde a igreja lançou grande campanha para reprimir os produtos de beleza. Estes eram acusados de disfarçarem a aparência verdadeira das pessoas, além de ser alvo de luxúria. Retornando somente no século XIII (juntamente com perfumes), e posteriormente no século XVI e no XVII. Mas foi apenas com o avanço do cinema e da tecnologia do século XX, que os cosméticos foram amplamente utilizados. Podem-se destacar os mercados americanos e franceses como responsáveis por suas divulgações em quase todo o mundo.
Hoje em dia, tanto no ocidente quanto no oriente, os cosméticos têm repercussão crescente, não somente as maquiagens artísticas ou noturnas, mas também no dia a dia, como as maquiagens corretivas, por exemplo.
Como dito acima, o uso da maquiagem se popularizou de tal forma, que em algumas culturas estes cosméticos não somente são apreciados pelas mulheres como também pelos homens. Até mesmo no Brasil, em nos grandes centros, em muitas tribos urbanas e também adotadas por eles como maquiagem corretiva.
Gostou? Então divulgue!



Fonte de pesquisa: 

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Alerta sobre a TPM de até 5 mulheres !


PMS, em inglês, é a sigla para premenstrual syndrome, a tal da “tensão pré-menstrual”,  apelidada carinhosamente por aqui  de TPM. Para algumas mulheres, a TPM é um período de irritação e  muito estresse. Por consequência, para os homens, também.
Tentando solucionar esse problema, o PMS Buddy permite que você cadastre até cinco mulheres conhecidas para saber quando vai cair o próximo período de cada uma. É só cadastrar nome, data do início da última menstruação e duração do ciclo. Talvez não seja fácil conseguir as duas últimas informações, mas não custa tentar descobrir.
O site (em inglês) promete enviar por e-mail um alerta até cinco dias antes da entrada da garota na TPM. Também dá para se cadastrar no aplicativo do Facebook ou baixá-lo para o iPhone, tendo essa agendinha sempre à mão. Desta maneira, você fica bem prevenido e pode até marcar uma viagem durante a “semana infernal”.
                                        
                                         
Fonte de pesquisa:
http://guiadoscuriosos.com.br/blog/2011/03/21/alerta-sobre-a-tpm-de-ate-cinco-mulheres/

A Maldição da Boneca Emília !


Isabelle Drummond, a simpática garotinha que viveu Rosicler em Os Maia e deverá ser a Emília na nova versão dO sítio 
do Pica-pau Amarelo precisa ficar atenta. Ao que parece uma espécie de maldição ronda as atrizes  que viveram a personagem de Monteiro Lobato na televisão. A primeira, Lúcia Lambertini, que interpretou a boneca na TV Tupi entre 1952 e 1963, morreu acidentalmente na década de 1970 após tomar um medicamentoerrado. 

A segunda, Dirce Migliaccio, Emília de 1975 a 1977 na TV  Globo, ficou tão traumatizada pelo excesso de trabalho quando interpretava a personagem, que se mudou à Bélgica pra tentar esquecer. A terceira, Reny de Oliveira, que ficou na série até 1983, mora atualmente em Eua e nem pode ouvir falar de Emília... Publicado na Folha de São Paulo, em 1 de julho de 2001.

Fonte de pesquisa: 
http://www.sitedecuriosidades.com/ver/a_maldicao_da_boneca_emilia.html



A Hora da Morte !

A dra. Louisa Rhine, pesquisadora do laboratório de parapsicologia da universidade de Duke, estudou vários casos de relógios que pararam de funcionar no momento da morte do seu dono. Num desses casos, um morador do Canadá relatou à dra. Rhine o que ocorreu em sua família; quando à morte do irmão de sua cunhada. 

Quando o doente terminal morreu, às 6:24, ele telefonou para a família e para o médico, e em seguida preparou algo para que os visitantes pudessem comer. Além disso, era necessário ficar observando o relógio, porque a agência funerária chegaria às 9:30. Durante o café, um dos visitantes peguntou as horas, a cunhada do depoente consultou um relógio de bolso que lhe foi dado pelo seu irmão falecido; ao ver as horas, ela teve uma terrível surpresa: o relógio marcava exatamente a hora e os minutos em que seu irmão morrera.

Para ter certeza de que aquilo não era uma estranha conhecidência, ela pediu ao seu outro irmão que desse corda, para saber se ele parara por falta desta. O relógio ainda tinha três quartos de corda.



Fonte de pesquisa: http://www.sitedecuriosidades.com/ver/a_hora_da_morte.html

A Caveira de Cristal

Em 1927, o arqueólogo britânico F.A. Michell-Hedges descobriu uma fascinante peça do artesanato maia. 

Trata-se de uma réplica perfeita de uma cabeça humana talhada em um bloco de cristal de quartzo.

O modo como os maias fizeram esse objeto é considerado um mistério

Para isso, precisaram de várias gerações de artesãos com 300 anos de dedicação ao polimento de cristal.

A parte superios da boca atua como um prisma. Quando a caveira é iluminada por baixo, esse prisma projeta a luz para cima fazendo com que essa saia pelos olhos, dando um aspecto bem viváz à escultura

A complexidade do desenho, assim como a do trabalho em geral, deu força à especulação de que a escultura teria sido feita com tecnologia extraterrestre.

Fonte:
http://www.ultralink.com.br/ufo/maias.html

24 Horas nem sempre foi sinônimo de um dia Terrestre...

Os dias sempre tiveram 24 horas?
- A resposta é Não!

O tempo de duração de um dia como conhecemos(Com 24 horas) foi se evidenciando conforme a orbita da Lua foi se afastando da Terra.

Segundo algumas pesquisas, os dias na Terra, em sua formação durava cerca de 8 horas e conforme a Lua foi se afastando em milhões e milhões de anos, a duração do dia terrestre foi aumentando e aumentando.

movimento de rotação (É interferido diretamente pela Lua). E Translação é o movimento da orbita da Terra em volta do Sol.

Alguns cientistas afirmam que a Lua se afasta da terra a uma taxa de 2cm por ano.



Fonte de pesquisa: http://www.sitedecuriosidades.com/ver/24_horas_nem_sempre_foi_sinonimo_de_um_dia_terrestre....html

Encontrada Esmeralda que tem Peso de um Cavalo !


O curioso caso da esmeralda que pesa tanto quanto um cavalo: juiz decidirá quem é dono da pedra
O caso curioso de uma esmeralda enorme pesando tanto quanto um cavalo estava sendo considerado em um tribunal 
de Los Angeles. O juiz tenta determinar quem é o dono da pedra.

Desenterrada no Brasil em 2001, a pedra preta com verde, é uma das maiores já descobertas.

Mas agora ela está presa no centro de uma enorme guerra de braço, depois de várias pessoas reivindicavam a sua posse.

Um pequeno exército de advogados se amontoou em uma sala de audiências onde juiz da Corte Superior John A Kronstadt começou a rever o caso do homem que diz que comprou a pedra em primeiro lugar.

Tony Thomas disse que comprou a esmeralda de um negociante de jóias brasileiras por US $60.000 logo após ela ter sido escavada.

Seu valor, desde então, tem sido avaliado em quase US $ 400 milhões.

Na abertura de declarações, o advogado Sr. Thomas Jeffrey Baruh disse que seu cliente pagou a rocha em uma transação simples. Mas ele foi mais tarde levado a acreditar que a esmeralda havia sido roubada para que ela pudesse ser vendida a outra pessoa por mais dinheiro. "Sr. Thomas é a única pessoa que já pagou pela Esmeralda Bahia”, disse 'Mr Baruh.

Sr. Thomas diz que a esmeralda desapareceu e que duas pessoas deveriam tê-la enviado a ele e, agora que a pedra foi encontrada, ela deveria ser devolvida a ele.

Steven Haney, um advogado do reclamante Mark Downie, disse o Sr. Thomas nunca havia tomado posse real da gema e não conseguiu entrar em contato com autoridades brasileiras depois que ele pensou que tinha sido roubado.

"Este é um caso em que ou todo mundo está mentindo ou o Sr. Thomas não está dizendo a verdade”, Sr. Haney disse. "Sua história é inerentemente inacreditável”.

Mas seu advogado diz que o Sr. Thomas tomou posse da esmeralda no Brasil antes dela desaparecer. E o Sr. Thomas rebateu: "Eu sou o dono do Esmerald Bahia... Eu a comprei”.

O caso vai ser pesado sem banco de júri. O juiz irá analisar outras reclamações mais tarde.

Depois que desapareceu, a jornada da esmeralda tornou-se confusa. Em um ponto, ela acabou em um armazém que foi inundado durante o furacão Katrina em Nova Orleans. A jóia ficou debaixo da água por vários meses.

Entre aqueles que alegam a propriedade da jóia está um homem que diz que ela foi retida pelos proprietários brasileiros para vendê-la.

Outro reclamante diz que recebeu a pedra de um negociante como garantia para uma remessa de diamantes que ele pagou, mas nunca recebeu. Ele estava tentando vender a jóia em Las Vegas, quando autoridades o apreenderam.

O Departamento de polícia de Los Angeles guarda a esmeralda a sete chaves


Tradução de Juliana Miranda.

Fonte: Dailymail - Créditos da Imagem - AP - DAILY MAIL
Fonte de pesquisa:
http://www.sitedecuriosidades.com/ver/encontrada_esmeralda_que_tem_peso_de_um_cavalo.html

Motivo de termos Cera no Ouvido !

Por que temos cera no ouvido?
É comum ouvirmos que a natureza é perfeita e sábia em seus mínimos detalhes. Tudo tem uma função específica e 
fundamental para a sobrevivência em todas as espécies. Isso é realidade para o ser humano. Substâncias químicas e compostos celulares que julgamos banais têm importância vital para nosso corpo.

Um exemplo disso é a cera de ouvido. Ela é produzida por glândulas especiais existentes no terço mais externo do nosso canal auditivo. Seu objetivo é proteger nosso ouvido. Ela atua como repelente à água, poeira e partículas de areia, impedindo danos ao tímpano. Pouca produção de cera resulta em pele seca ou descamação da área.

Muitas pessoas procuram de todas as maneiras remover a cera de ouvido por acreditar que ela seja uma substância de aspecto nojento expelida pelo corpo. Na verdade, quando usamos os cotonetes comuns para limpar os ouvidos, empurramos a cera para a parte mais profunda do canal auditivo. Algumas pessoas podem ter a audição pouco comprometida por causa disso, até que seja feita a limpeza adequada por o médico responsável por cuidar da audição, o otorrinolaringologista. Qualquer limpeza especial, como lavagem do ouvido, por exemplo, deve ser feita pelo médico. Até mesmo por que a pele do canal auditivo e a membrana do tímpano são muito finas e podem ser lesionadas facilmente.

É recomendável a limpeza na área externa do ouvido, ou seja, quando a cera começa a sair eaparecer na parte interna da orelha e na entrada do canal auditivo.

Por fim, a cera de ouvido serve para nos proteger e não é recomendável tentar removê-la. Se a sua produção de cera está baixa ou aumentada, você deve procurar seu médico para uma análise individual e tratamento se for necessário.

Juliana Miranda - Equipe do SitedeCuriosidades.com

Fonte de pesquisa: http://www.sitedecuriosidades.com/ver/motivo_de_termos_cera_no_ouvido.html

Como se forma a Nata do Leite !

A nata do leite  é a gordura que se forma na superfície da substância. Ela é muito utilizada naculinária. Quando o leite está fresco e em repouso, sua parte mais gorda, que é mais leve que a água, é elevada naturalmente à superfície.

A nata representa aproximadamente 30% da gordura do leite. Essa gordura pode ser retirada de forma industrializada, por centrifugação.

O leite é composto por diversas substâncias, como proteínas, açúcares, sais minerais, vitaminas. Em cada milímetro de leite existe cerca de 15 bilhões desses compostos, principalmente os de gordura ( por isso que se forma a nata).

O leite pasteurizado passa por um processo de homogeneização. Isso consiste em passar o leite sob pressão por pequenos orifícios. Assim, os glóbulos de gordura sofrem redução de tamanho, e fica impossível fisicamente de que a nata seja formada.

Muita gente se incomoda com a nata, mas é importante saber que não é algo sujo e que se trata somente de gordura.

Juliana Miranda - Equipe do SitedeCuriosidades.com

Fonte de pesquisa: http://www.sitedecuriosidades.com





A origem do medo de falar em Público !

Saiba mais sobre o medo de falar em público
Vergonha, inadequação, falta de conteúdo. O que leva uma pessoa a ter medo de falar em público?


Primeiro, vamos esclarecer rapidamente como funciona o medo.

O medo é um sentimento que pode ser utilizado tanto para a defesa do ser humano (estou com medo de pular de determinada altura, pois não tenho certeza das conseqüências, portanto , não o faço e assim me protejo), como ser um fator inibidor ou paralisante (gosto muito de determinada garota(o), mas tenho medo de me aproximar e iniciar uma conversa, não é uma situação de perigo, mas mesmo assim, é mais seguro ficar parado, porém, perco a oportunidade de conhecer a pessoa que tanto quero!).

O medo de falar em público funciona relativamente dessa forma. O público (que pode ser de 3 pessoas, uma sala de aula com 30 pessoas ou 3 mil pessoas) é algo não familiar, sem intimidade. Ou seja, desconhecido. Expor opinião, o ato de falar, de ser observado, de ser analisado, interpretado e julgado por pessoas “não familiares” gera medo, insegurança! Algumas pessoas conseguem superar esse medo (ou seja, não ficam paradas) e desenvolvem com mais facilidade o ato de falar em público. Outras não.

As pessoas que têm medo de falar em público normalmente sofrem com isso. Têm vontade de falar, de se expressar, de “ mostrar que existe e que está ali”, mas o medo as impede. Basta notar os efeitos físicos dos medrosos que se arriscam a falar. Alguns gaguejam, outros suam frio, o coração bate acelerado e o raciocínio não consegue ser organizado.

Não é feio nem errado não conseguir falar em público. Ou seja, ninguém precisa se sentir culpado por passar por isso. Existe o medo, resta enfrentá-lo para mudar esse quadro.

Algumas técnicas podem ser aplicadas. Manter a respiração estável alivia e com o tempo ajuda a desaparecer os sintomas físicos citados anteriormente. Manter o raciocínio (pensamento) focado somente na idéia ou no objeto verbal exposto é recomendado. Estabelecer uma postura corporal confortável antes da exposição, de outra forma, se adequar fisicamente para ser observado auxilia bastante ( para que não haja desequilíbrio, também causado pelo medo).

O principal é a auto-confiança. Ninguém precisa se preocupar com o julgamento dos outros, ou seja, com “o que ele pensa de mim”. Auto-confiança é estar seguro e satisfeito com “quem eu sou e o que eu penso sobre mim”. Enfim, superar o medo de falar em público é não se preocupar com a reação do outro à minha manifestação. E, para superar, é preciso agir.

Quem é dominado pelo medo, pode começar a se arriscar a falar em público. Aos poucos vai-se descobrindo que essa sensação de desespero ou fobia é por algo que realmente não existe e está somente nas confirmações psicológicas da pessoa envolvida pelo sentimento.

Juliana Miranda - Equipe do SitedeCuriosidades.com



Fonte de pesquisa: http://www.sitedecuriosidades.com





quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Lendas : A Loira do Banheiro !


Essa lenda é muito conhecida, qualquer em já deve ter ouvido falar nela nos corredores de uma escola. Ela é muito comentada, mas também incerta, existem muitas versões para ela.

Uma delas diz, que uma menina loira muito bonita vivIa matando aula na escola, ficando dentro do banheiro, fumando, fazendo hora, enfim. Então um dia, durante essas escapadas, ela caiu, bateu com a cabeça e morreu. Desde esse dia, os banheiros femininos de escolas são assombrados pelo espírito de uma loira que aparece quando se entra sozinho.

Outros dizem que esta loira aparece com o rosto cheio de cicatrizes e fere as garotas, ou com algodão no nariz, pedindo para que tirem. Também há a de que, se chamar tantas vezes em frente ao espelho ela vai aparecer.

É uma história complicada, mas é uma das lendas bem antigas que fazem parte da vida de qualquer estudante. 

Fonte:
http://www.curiosidades10.com/lendas/a_loira_do_banheiro.html

Artista põe 3.200 piercings de uma só Vez no Corpo !


Staysha Randall chorou, mas completou o desafio: a artista performática foi submetida a uma sessão em Las Vegas (Nevada, EUA) na qual recebeu 3.200 piercings - recorde mundial para aplicações em uma única tacada. A marca anterior: 3.100.
Veja o martírio e o resultado:



                                                                                                                                       Fonte de pesquisa:   Page Not Found